Ombro de apoio

por cesargatto

ombro_apoio

Dependendo de onde eu esteja, vou até o final para conseguir o que para tantos é o mais precioso: o assento na janela. E quando digo final, é no sentido literal: o ponto final de ônibus. Lá estava eu, caminhando dois quilômetros a pé para disputar o famigerado assento. Chegando lá, outros tantos já formavam duas filas indianas, afinal, ninguém quer ir em pé. Eu fui o primeiro da terceira fila, estava sem pressa e ainda pude contemplar o sol se pondo, fumando meu passatempo.
Esperei cerca de 40 minutos e logo o tão requisitado chegou, abrindo as portas, e eu pude ver em meus pensamentos, um tapete vermelho se estendendo a minha frente e uma voz sussurrando em meus ouvidos: Você é o primeiro da fila, fique à vontade e escolha seu assento. Um devaneio simples que fez meu dia ter valido a pena.
A maioria das pessoas não tem essa sorte de estar a dois km do ponto final e tem que encarar o ônibus do jeito que fosse, do jeito que desse.
Uma dessas pessoas ainda teve a sorte de ter um assento livre ao meu lado. Um rapaz visivelmente exausto, como se tivesse acabado de disputar uma briga com o leão do dia a dia.
Ele não resiste e dorme ali mesmo, largado, com sua cabeça rodando para cá e para lá, conforme o gingado do ônibus. Eis que o balanço trouxe seu crânio para de encontro com meu ombro. À princípio, fiquei incomodado e até pensei em acordá-lo e trocar de lugar para que o mesmo pudesse se apoiar com a cabeça na janela. Mas não o fiz. Apenas dei um tranco que fez ele voltar a sua condição anterior. Mas não teve jeito, passava alguns instantes e ele voltava a se deitar em mim. Eu sabia que ele não estava me provocando, estava apenas cansado. Eu mesmo já me vi em situação semelhante, principalmente nas manhãs.
Fiz o que achei que deveria ser feito, cedi meu ombro de apoio durante toda a viagem, até que tive que descer e, com uma certa dificuldade, o acordei. Ele acordou meio que de súbito e ficou desesperado em descer, nem me agradeceu, mas foi correndo descer do ônibus porque provavelmente perdeu seu ponto.